Pra começar, o que a gente vê como representado pela palavra amor é um "thought-terminating cliché". A coisa mais fácil na arte é falar de amor usando uma frase de efeito. Por isso que tantas histórias falam sobre o tema amor, pois é tão fácil quão frutífero - infinitas possibilidades, e como é um tema tão básico tudo é mais "visceral"?
Ok, passando do clichê, podemos tentar definir (rs) amor a partir de diferenças [Categorizações são diferenciações afinal]. Amor não é like porque é mais forte; não é ódio ou apatia, não é luxúria, não é amizade. Funciona, mas o amor em si continua tão etéreo quanto antes. Clichês constroem algo vago, e contrastes não dizem o que é mas sim o que não é.
Lembro-me de uma frase, "this is love... when you notice someone's absence and hate that absence more than anything, more than you love the presence", ou seja, amor é essa ausência? É sentir essa falta? É aquela saudade que nos faz sonhar e devanear e rememorar todos os dias?
E essa sua falta está em relação com outra falta que sente a sua falta assim como você sente aquela falta.
Mas coisas que saem da falta são vazias "per se", afinal estamos falando de conjuntos vazios se encontrando, - e o que sai de um vazio senão o que a gente traz e tira dele - mas há algo que podemos nomear amor a priori para preencher essa falta, senão as idéias das pessoas envolvidas nesse encontro?
Lembro-me da bíblia - não a parte do amor de jesus (que aliás é uma excelente idéia) - mas a parte em que coube a nós (ao Adão? rs) nomear as coisas. Nomear animaizinhos e plantas é fácil (é?), mas e como nomear algo intangível e tão imaginado a ponto de ser simplesmente imaginário? Como nomear algo que não é amizade ou paixão ou carinho e ao mesmo tempo é tudo isso, e muito mais coisas que ainda não nomeamos?
Vamos conversar e fazer teatros e filmes e músicas e livros e etc até o fim dos tempos sobre isso. O que faz sentido pra mim não é necessariamente o que faz sentido pra você.
Oxitocinas.
sexta-feira, 24 de outubro de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário